sexta-feira, abril 01, 2011

DIA DA MENTIRA NA ERA DOS INTERNAUTAS

Pregar "peças"ou pegadinhas aos internautas já pode ser considerada uma tradição no dia 1 de abril. Hoje é um dia em que é preciso redobrar o cuidado com ofertas de sites e anúncios de várias modalidades: pode ser pegadinha!

O Google e sua equipe é parte das empresas de tecnologia que costumam sempre brincar no dia 1 de abril. e este ano inventou uma vaga de "autocomplementador" em seu site de ofertas de empregos. Tem até um vídeo explicando sobre essa "profissão". Provavelmente o número de candidatos à vaga vai ser grande. Uma das mais famosas pegadinhas do google foi o anúncio da mudança do nome do Orkut para Yogurt. Foi em 2005 e muita gente acreditou!

O Gmail, há dois anos, apresentou o You Tube de cabeça para baixo e piloto automático no gmail...como sempre, muita gente acreditou. Como está acreditando no "Gmail Motion" que dispensa o mouse e a digitação por gestos captados pela webcam do usuário...o que leva a crer que neste momento há muita gente diante da câmera tentando  acessar sites e digitar on line com gestos....reclamando que não está funcionando.

Apesar de engraçada, a tradição da pegadinha no dia de hoje , em um instrumento de massa como a internet, demonstra que risco cresce em maior proporção que o bom-humor, por causa da confusão de informação. Normalmente já existe preocupação em torno da veracidade de informações ou sites de vendas, durante todo o ano, pela facilidade de agir na internet anonimamente. Portanto há quem já comece a se preocupar, achando que se a tradição se espalhar na internet o dia 1 de abril será também um momento em que podem acontecer prejuízos à comercialização ou qualquer outra divulgação na rede. Outros consideram que não há como brincadeiras no dia da Mentira ocasionarem prejuízos, servindo de "treino"e alerta para o internauta aprender a diversidade de informação e nesse universo começar a entender melhor o que seria uma informação real ou falsa. (AC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua opinião é importante: comente, critique, coloque suas dúvidas ou indique assuntos que gostaria de ver comentados ou articulados em crônicas!Clique duas vezes na postagem para garantir o envio de seu comentário.

Arquivo do blog