terça-feira, março 15, 2011

TERREMOTOS,TSUNAMIS E O RISCO NUCLEAR

Terremotos e tsunamis são desastres naturais...se é que se pode chamar assim a algum desastre. Melhor dizer que essas revoluções na crostra terrestre fazem parte de um processo óbvio da natureza do nosso planeta. Somos tão distraídos que nos esquecemos que povoamos a terra muito recentemente e não conhecemos de perto todas as transformações que suas profundezas determinam para sua superfície. 
Vamos deixar para os pesquisadores questões geológicas. Como ia dizendo, terremotos e tsunamis não são inesperados e podem ser interpretados como parte do processo da vida ma terra. Mas usinas nucleares são um recurso artificial, criado pelo homem. O objetivo inicial foi o do poder da destruição, depois usufruiu-se dos benefícios científicos da energia nuclear, mas a humanidade ainda não sabe bem onde quer chegar ou o que pode esperar dessa manipulação.

Isso dá o que pensar. Veja bem, o Japão sofreu o maior terremoto de sua história (desde a era era dos sismógrafos), o quarto mais forte do mundo, que rendeu umas duzentas réplicas (tremores que continuaram nos últimos dias), mas ficou em pé. Nâo teria tido maiores problemas ou mortes, não fosse a violência do mar que varreu parte da costa japonesa. 
No entanto o que mais apavorou o Japão não foi a força da natureza, mas a fragilidade da manipulação dela pelo homem: as explosões na usina de Fukushima foram a grande surpresa para o mundo.
Então soubemos: não temos tanta segurança nas usinas nucleares como pensávamos! Corremos o risco de sobreviver a tremores violentos e a tsunamis assustadores, mas podemos morrer por causa da radiação que construímos em reatores artificiais.
A situação do nosso futuro, de fato, soa mais dramática agora. Terremotos atingem áreas específicas, em padrões reconhecidos pela ciência e tsunamis são igualmente entendidos e explicados em sua dimensão. Vulcões também tem seu potencial de destruição calculado e até asteróides são uma ameaça bem calculada pela ciência. 
Mas e nossas usinas nucleares? Há muito tempo o mundo sofre o pesadelo da ameaça da bomba nuclear. O Japão, país que conheceu na carne e na alma a desgraça da bomba atômica despejada pelos EUA em 1945 sobre Hiroshima e Nagasaki, revive o seu maior trauma na radiação que inesperadamente superou o pavor dos tremores e de tsunamis! 

Talvez por trás de nossos pesadelos não esteja alguém apertando botões de ogivas nucleares, em atos suicidas. Talvez o verdadeiro pesadelo seja a ocorrência de eventos naturais rompendo a segurança relativa dos reservatórios de material nuclear manipulado com finalidade pacífica. Sob o argumento de que o mundo depende de mais energia poderemos, sem querer, desafiar forças que estão além do controle do homem.
O tom é dramático, mas perfeitamente cabível na realidade!... (MM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua opinião é importante: comente, critique, coloque suas dúvidas ou indique assuntos que gostaria de ver comentados ou articulados em crônicas!Clique duas vezes na postagem para garantir o envio de seu comentário.

Arquivo do blog