segunda-feira, março 21, 2011

DURMA BEM

Dizem que o brasileiro anda dormindo muito pouco. Pelo menos uma hora a menos por dia, quando a recomendação para o sono de um adulto é de 8 horas. Mas o problema maior nem é a quantidade de horas, mas a qualidade do sono. É aí que as coisas parecem ficar mais difíceis.
O sono anda em baixa. Sem qualidade, interrompido por apnéias ou hábitos que se tornam cada vez mais noturnos, avançando pela madrugada, diante da tela de um computador, tv ou "baladas" noturnas. A faixa etária que se priva do sono também é cada vez menor: estudos mostram que crianças e adolescentes sofrem com problemas decorrentes da falta de sono. 
Adultos, por outro lado, mesmo quando mantém certa regularidade no horário de dormir, sofrem com dois grandes inimigos que ameaçam a qualidade do sono, o estresse e a apnéia, causados pelo excesso de preocupação e uma alimentação cada vez de pior qualidade, que leva a deficiências nutritivas importantes, à obesidade e problemas decorrentes dessa condição.
Como hoje é comemorado o Dia do Sono, convém pensar um pouco sobre sua qualidade. Basicamente o sono tem início com a vigília e em torno de 20 minutos se aprofunda, passando para estágios 3 e 4, classificados como sono de ondas lentas. Uma hora e meia depois do inicio do sono deve ter início o primeiro periodo do sono REM, que é quando se sonha. Para você lembrar do sonho terá de despertar durante sua ocorrência, porque a memória só funciona após 5 minutos de vigília. Por isso quem dorme bem e profundamente, em sono calmo, pode nunca lembrar dos sonhos.
 Dormir pouco, dormir demais, tudo que é radical não é bom e indica problema. Para repor o sono perdido não é tão fácil: não adianta dormir em dobro no dia seguinte. Segundo alguns estudos uma noite em claro pode levar alguns dias de sono de qualidade - não necessariamente de mais horas-  para uma reposição adequada.

Dormir bem é fundamental para viver bem. Bebidas alcóolicas, cigarro devem ser suspensos pelo menos seis horas antes do horário de dormir.  Afetam a qualidade do sono. Alguns alimentos, por outro lado, ajudam a dormir: o leite e o peito de peru, além de iogurtes desnatados, queijo branco, nozes e leguminosas contém triptofano, que age no cérebro aumentando a produção de seretonina, o neurotransmissor capaz de reduzir a sensação de dor, diminui o apetite, relaxa e induz ao sono. Mas checar as condições de saúde - como o excesso de peso, a hipertensão e o acordar intermitente durante a noite (geralmente entecedido de ronco, om que pode significar apnéia) deve ser uma observado com seriedade.

Um comentário:

  1. ninguem quer perder tempo e deve ser por causa da ameaça do fim do mundo para 2012.Tenho uma teoria:cidades grandes ficam o tempo todo acordadas com turnos de gente trabalhando,barulho,a gente sente esse movimentoo todo mesmo dormindo

    ResponderExcluir

A sua opinião é importante: comente, critique, coloque suas dúvidas ou indique assuntos que gostaria de ver comentados ou articulados em crônicas!Clique duas vezes na postagem para garantir o envio de seu comentário.

Arquivo do blog